19 de mar. de 2013

Entrevista com Professor Cleber Souza



Entrevista com Professor Cleber Souza
“ACADEMIA KUNG FU XUEXIAO”


1.    Como surgiu o interesse pelas artes marcais?
Minha mãe dizia que o médico precisou me bater três vezes para depois eu chorar, eu brinco dizendo que as duas primeiras palmadas, eu defendi. Assim como a maioria dos meninos de minha época, gostava muito de sair dando golpes, saltos e voadoras como o Jiraya, Jaspion, Changeman e outros personagens marcantes daquela época. Meu pai era faixa preta de Hapkido e me ensinou alguns golpes que me deixou fascinado, e o caminho me trouxe até o kung fu.


2.    Qual momento de sua carreira marcial é considerado por você como o mais importante?
Eu já tive muitas conquistas importantes em minha vida marcial, mas não tive a sorte de ganhar nada, tudo que tenho foi conquistado com muito trabalho, espírito de luta e amor. Poderia falar de campeonatos, adversários e etc., mas hoje em dia, o mais importante para mim é quando entro no recinto marcial, lugar onde posso lapidar meu kung fu, poder servir, ter um trabalho honesto, ter a confiança de todos que me seguem e servir de inspiração para os mais jovens, escrever a história.

3.    Conte um pouco da sua relação com seu Shifu.
Meu shifu era um grande visionário, aprendi muito com ele. Na primeira vez que eu o vi, tinha muita gente querendo tirar foto com ele, foi num campeonato e ele estava indo embora, eu não queria incomodá-lo, porém não podia perder aquela chance de uma foto junto a ele. Como tinha muita gente o chamando, eu precisava chamar a atenção, então eu o chamei em mandarim, “- Mestre! Poderia tirar uma foto comigo?”. Ele parou na hora, olhou para trás e me procurou, consegui tirar a fotografia, mas meu amigo a perdeu em sua câmera, rss. Perdi a fotografia, mas ganhei a semente, e depois mal sabíamos que iriamos caminhar juntos.
O shifu era rígido quando ensinava, e fora dos treinos estava sempre procurando fazer alguma coisa, não parava. Às vezes, quando saíamos do treino, íamos para sua casa jogar, dominó, tomar chá, comer pizza, e conversávamos sobre várias coisas. Apesar de sua idade, ele estava sempre buscando aperfeiçoar-se como pessoa, eu buscava segui-lo neste aspecto. 

4.    Todos os praticantes tem um ídolo do qual surgiu o interesse pela arte, qual é seu ídolo?
Sem dúvida, foi depois que conheci a biografia do famoso Bruce Lee que eu escolhi o que eu queria da vida. E aos 13 anos decidi trilhar o caminho marcial. Tenho outros ídolos, que me inspiram em diferentes situações da minha vida. E acredito que muitas pessoas foram desse jeito também, mas uns perdem os sonhos e outros buscam realiza-los, eu busquei.

5.    Porque a escola do nome Xue Xiao para sua escola?
Quando fundei a academia, era para se chamar KUNG FU XUEXIAO, ou seja, “escola de habilidades”. Mas o público não entenderia, então acrescentei o nome ACADEMIA para que as pessoas pudessem entender, então ficou “ACADEMIA KUNG FU XUEXIAO”, onde se aprende o kung fu como um todo e não fechado apenas em técnicas. “Não ensino técnicas de kung fu, ensino kung fu”.


6.    Qual estilo é lecionado em sua escola?
O estilo Fei He Pai (Grão Mestre Chiu Ping Lok), da garça voadora. Com ramificações de Hunggar, mogar, choigar e meigar. Em paralelo com Wushu Competitivo, Taijiquan e Boxe chinês.

7.    A Escola Xue Xiao é uma das pouquíssimas á lecionar também o mandarim, porque este interesse pela língua?
Eu acho que essa vontade já veio no pacote do kung fu, e neste caso tive muita sorte porque convivi com chineses minha juventude inteira. Sempre gostei de estudar chinês por hobby, e no início as pessoas me falavam que eu era maluco. O que ninguém imaginava na época, e isso há 14 anos, é que o mandarim iria se tornar tão útil e conhecido assim como hoje. Gosto de desafios e este foi um desafio que depois me ajudou muito a entender o pensamento chinês voltado para as artes marciais.

8.    Em sua opinião nosso Kung Fu (Brasil) é bom?
Como você disse Kung fu e não técnicas de kung fu, eu vou dizer que o Brasil ainda tem muito que aprender sobre kung fu em todo seu âmbito, tais como ética, união, profissionalismo e respeito. O Brasil precisa mudar o pensamento sobre os brasileiros, é uma equação matemática de fácil resolução, quando se divide diminui, e quando se soma, aumenta. Aumenta sabe o quê? A força.
O Brasil, todos nós, pessoas, precisamos somar (unir) mais, e dividir (se separar) menos. Quanto ao nível técnico, nosso Brasil está melhorando cada vez mais. Precisamos melhorar a cumplicidade. Não podemos nos enganar, pois somos o que pensamos e em minha opinião, se mudarmos o pensamento, teremos um futuro promissor. 

9.    Qual é seu sonho como Professor?
Como professor eu desejo fundar raízes, deixar sementes boas, fazer parte da história, tornar-se imortal como meu mestre e outros mestres de kung fu que viveram dezenas de anos atrás e que são respeitados até hoje. 

10. Deixe um recado aos nossos leitores:
A vida reage conforme nossa capacidade de pensar e agir. Se você pensa que está vencido, você está, se pensa que não vai ter coragem, você não terá, se você deseja vencer, mas pensa que não pode, é quase certo que não vencerá e se você pensa que vai perder, já perdeu porque o êxito começa com a vontade. Trata-se de um estado da mente. Você precisa pensar alto para elevar-se, precisa estar certo de si mesmo, antes de alcançar algo.
Batalhas na vida nem sempre são conquistadas pelo homem mais forte ou mais rápido. Mas, cedo ou tarde, o homem que vence é o que acredita que pode vencer.
Clique na Imagem para visitar o SITE

Share This!


17 comentários:

  1. Ótima entrevista. Inspirador e mostra o verdadeiro caràcter de um artista marcial. Sempre seu admirador Prof. Cleber!

    ResponderExcluir
  2. treino com o shifu cleber e sei em pouco tempo que é um exelente professor e amigo ,,,desejo todo sucesso a voçe.........geovani siqueira ,vitoria ,ES

    ResponderExcluir
  3. Acho que o professor tem que assumir a responsabilidade no que diz e ter um minimo de respeito com o grão mestre.

    ResponderExcluir
  4. Infelimente créditos são atribuidos a pessas indignas e incapazes, falsidades mencionadas ferem ao Fei Hok Phai... Certamente Sifu Lope acompanha e despreza tais atitudes. Prezado detentor do Blog, pesquise mais e cuidado com as publicações... pois esta descreditando ao seu trabalho...
    Lucas Fenix

    ResponderExcluir
  5. SABEMOS QUE O PROF. CLEBER É UMA PESSOA EMPENHADA EM TUDO QUE FAZ, MAS TAMBÉM ACHAMOS QUE ELE DEVERIA ASSUMIR SUA VERDADEIRA HISTÓRIA, MUITAS VEZES PENSAMOS QUE SE ALGO NÃO FOR DE UM DETERMINADO JEITO NÃO TEREMOS CRÉDITO, MAS NOSSO CRÉDITO COMEÇA PELA VERDADE, NÃO É VERGONHA DIZER QUE O PROF. CLEBER CONSTRUIU SUA HISTÓRIA COM ESFORÇO ATRAVÉS DA PESSOA DO MESTRE BENE, E POSTERIORMENTE E FINALIZOU SUA FORMAÇÃO DE FAIXA PRETA COM O MESTRE JAIR, SUA RELAÇÃO C/O GRÃO MESTRE LOPE NÃO É DIFERENTE DOS OUTROS ALUNOS COM OS QUAIS ELE TEVE BOM RELACIONAMENTO MAS TODOS SABEM QUE DE MUITOS ANOS PARA CÁ OS ENSINAMENTOS DOS GRÃO MESTRE ERAM BEM MAIS RELACIONADOS A SUA SAPIENCIA, POIS AULAS HÁ MUITOS ANOS ELE JÁ NÃO DAVA MAIS. ENFIM ASSUMIR NOSSA HISTÓRIA É IMPORTANTE P/NOSSA IDENTIDADE DENTRO DO FHP.

    ResponderExcluir
  6. não vamos culpar o criador do blog no caso o Julio é um cara novo e não tem culpa caso apareça alguma pessoa e diga que é Shifu pra ele, para quem vai em torneios da liga sabe que la enche de professores de procedencia duvidosa e contam suas historias mas sabemos que sairam de academias sérias e com preguiça de se formar criaram seu proprio metodo de ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo gostaria que primeiro dissesse-me seu nome, realmente não é minha culpa, eu simplesmente busco informações na mídia e pesquiso Mestres, Professores e Atletas do nosso meio. As informações que busquei para fazer a entrevista com o Shifu Cleber foram através de estudos em sites e grupos dentro do facebook. Vejo que muitos estão falando mau do trabalho do mesmo, portanto meu trabalho é somente mostrar o trabalho de todos, dar oportunidade de resposta á todos.
      Forte abraço

      Excluir
  7. Já treinei com o Mestre Benê e sei como é que é lá, para ele ninguém presta, o cara é um manipulador q tira vantagens dos alunos para bancar os campeonatos que o seu filho participa, sempre foi assim, o Cleber até q aguentou bastante tempo pq eu já tinha saído muito tempo conheço o Cleber e véio, o cara é espetacular, o melhor que eu já vi. O Benê tem inveja dele pq ele foi aceito pelo Mestre Lope, só isso só, coisa de muleki e parece que nem filiado na Central FHP ele está mais. Por isso que eu parei de treinar, cansei de palhaçada. Muito boa entrevista, escolheram o cara certo, continue assim Cleber, inspirando as pessoas com seu talento. Se eu não tivesse desistido como os outros talvez estivesse como vc. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ninguém sabe que é você né senhor Cleber

      Excluir
  8. Lop ja tinha parado de dar aula tem seculos so um burro para acreditar que o Cleber foi aluno direto do grão mestre, e tem gente que quer defender um mentiroso assim ainda.

    Cleber nem nivel de instrutor tem direito.

    ResponderExcluir
  9. seja quem for que mencionou o nome do meu mestre Benê falando essas coisas ruins só pode ser um filho da puta revoltado por não ter o dom no kung fu, o mestre bene é uma excelente pessoa, sou aluno dele, seu idiota sem carater, mostre a cara antes de falar merda seu filho da puta desgraçado, e não fale mau do bene nem do filho dele pois vc nunca chegará aos pés deles, esse cleber é mais um picareta que diz ser o que não é, ainda vai pagar as consequencias.. que fique claro que isso ainda irá longe, não vai ficar assim essas mentiras.

    ResponderExcluir
  10. hauhauahau....faz-me rir, eu treinei com o Cleber, fui aluna dele...e sinceramente, ELE é quem é um aproveitador. Arranca dinheiro de seus alunos, convidando-os para o "time de wushu" como se fosse um grande honra, mas espere, para participar vc tem que pagar. Faz os alunos dançarem leão sob o sol do meio dia, ganha dinheiro com isso e não divide com quem realmente dançou o leão. Fiquei 4 anos pagando mensalidade para ser mera faixa laranja...segunda faixa do estilo. E mais, ele era faixa azul! Nem podia emitir certificados e assinar como professor. O Cleber nos levava para campeonatos da liga e nos iludia dizendo que poderíamos pleitear bolsa atleta....Quando cansamos dos treinos repetitivos e questionamos o Cleber ele disse que eu e meu namorado não éramos bons de kung fu, falou para o meu namorado que ele devia escolher entre namorar comigo e treinar e quando saímos, inventou que fomos expulsos por condutas que desrespeitavam o tatame. Agora eu sou aluna do mestre Benê, aprendi muito mais em 2 meses do que em 4 anos, já vi o filho do mestre treinando e ele é mil vezes melhor que o Cleber, olho vídeos do Cleber hoje em dia e parece que ele está fazendo tudo em cãmera lenta... A inveja vem do Cleber e não do Mestre Benê. O Grão mestre nunca o acolheu, ele já nem dava aulas qndo o Cleber tentou se infiltrar na Central...e mais, o Mestre Lope deixou provas que comprovam que o Cleber nunca foi aluno dele em defesa do Mestre Benê, este sim, foi filho do Grão Mestre.

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre fiquei quieta, na minha, afinal, eu iniciei o KF com o Cleber, mas depois que descobri que ele inventou histórias sobre a minha saída que desrespeitaram minha ética moral e marcial, não o respeito mais como pessoa. E com todos os comprovantes de pagamento que temos da academia dele, os certificados e os documentos que comprovam que ele é faixa azul, hoje em dia, coloco ele na justiça sem pestanejar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conte com minha ajuda, ninguem mexe com meu mestre que tambem é meu melhor amigo e fica impune

      Excluir
  12. Sr. Cleber porque não coloca sua cara ao invés de postar como anonimo... porque ta na cara que foi voce que postou estas besteiras.
    Era aluno da shao lin do sul quando vc treinava lá com sua namorada e conheço muito bem sua tragetoria dentro da escola e como o anonimo diz (RS) voce aguentou muito ..fala a verdade voce não era mais aceito na escola pelos professores antigos que vinha pressionando o mestre para sua saida. que aliás sua saida foi comemorada por muitos.

    Ou voce é retardado ou muito cínico o Lope nunca ti aceitou como aluno tem um documento que relata tudo isto o Lope deu 1 ano para voce mostrar seu trabalho e que vc era faixa azul da shaolin do sul e nunca foi aluno dele e nem da central isto começou em 24/09/2008 e terminava em 23/09/2009. que infelizmente nesta data o Lope já tinha falecido,então como voce explica isto o bene manipulou este documento...hahahaha
    Alias quem conheceu o Lope sabe que ele nunca desagradou ninguém procurava sempre contornar a situação talvez este foi seu erro dentro do estilo.
    Cara quer um conselho de ex colega de academia seu negocio e treinar com chines parte para outra ou divulgue sua verdadeira historia que não é vergonha nenhuma voce treinou com uns dos maiores mestre do Estilo Fei Hok Phai e teve a honra de ter aulas particulares com o filho dele Thiago Barros e hoje tem o Jair Lima como seu mestre qual é a vergonha?

    Não adianta voce continuar alimentando esta mentira fato é fato e sua historia dentro do estilo Fei Hok Phai não vai mudar o melhor para voce e assumir a verdade ou correr atras de outro estilo para poder ter sua formação com chines que é seu objetivo...
    Tudo que voce constroem em cima de sua historia e muito confuso voce aprendeu Chines com uma familia na sua cidade e voce divulga que aprendeu nas províncias da China ...cara assuma suas origens pois a verdade demora mais aparece ...eu mesmo resolvi comentar só porque voce teve a cara de pau de falar mal daquele que um dia ti ajudou e por ter conhecimento do e-mail que o Lope deixou perante sua situação no estilo.

    Obs: se tudo que relatei e mentira mostra sua CARA que mostro a minha...

    FUIIIIIIIIII

    ResponderExcluir
  13. E a questão do Mandarim, será que é realmente verdadeiro os resultados?

    ResponderExcluir

Faça sua Participação, Comentem

Powered By Blogger · Designed By Blogger Templates